Tenhamos Compaixão das Pobres Almas!




30 Meditações e Exemplos sobre o Purgatório e as Almas Por Monsenhor Ascânio Brandão As almas do Purgatório. – Por caridade, por justiça e por um egoísmo desculpável – podem tanto diante de Deus! – tem-nas muito presentes nos teus sacrifícios e na tua oração. Oxalá que, ao falar nelas, possas dizer: “As minhas boas amigas, as almas do Purgatório…“. Caminho, 571 Salve Maria, nossa Dulcíssima Esperança! Amados irmãos e irmãs em Cristo Jesus, inspirados neste belíssimo exemplo de devoção de São Josemaria Escrivá e acolhendo este mês de Novembro no qual a Igreja dedica e nos convida a rezar pelas Almas do Purgatório, convido-os a meditarmos junto de Monsenhor Ascânio Brandão sobre estas benditas almas. E para apreciação de todos, aprofundemos nossos conhecimentos a respeito deste dogma de fé, como nos ensina o Catecismo da Igreja Católica: 

 III. A purificação final ou Purgatório 1030. Os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não de todo purificados, embora seguros da sua salvação eterna, sofrem depois da morte uma purificação, a fim de obterem a santidade necessária para entrar na alegria do céu. 1031. A Igreja chama Purgatório a esta purificação final dos eleitos, que é absolutamente distinta do castigo dos condenados. A Igreja formulou a doutrina da fé relativamente ao Purgatório sobretudo nos concílios de Florença (622) e de Trento (623). A Tradição da Igreja, referindo-se a certos textos da Escritura (624) fala dum fogo purificador: «Pelo que diz respeito a certas faltas leves, deve crer-se que existe, antes do julgamento, um fogo purificador, conforme afirma Aquele que é a verdade, quando diz que, se alguém proferir uma blasfêmia contra o Espírito Santo, isso não lhe será perdoado nem neste século nem no século futuro (Mt 12, 32). Desta afirmação podemos deduzir que certas faltas podem ser perdoadas neste mundo e outras no mundo que há-de vir» (625). 1032. Esta doutrina apoia-se também na prática da oração pelos defuntos, de que já fala a Sagrada Escritura: «Por isso, [Judas Macabeu] pediu um sacrifício expiatório para que os mortos fossem livres das suas faltas» (2 Mac 12, 46). Desde os primeiros tempos, a Igreja honrou a memória dos defuntos, oferecendo sufrágios em seu favor, particularmente o Sacrifício eucarístico para que, purificados, possam chegar à visão beatífica de Deus. A Igreja recomenda também a esmola, as indulgências e as obras de penitência a favor dos defuntos: «Socorramo-los e façamos comemoração deles. Se os filhos de Jó foram purificados pelo sacrifício do seu pai (627) por que duvidar de que as nossas oferendas pelos defuntos lhes levam alguma consolação? […] Não hesitemos em socorrer os que partiram e em oferecer por eles as nossas orações» (628). 

 Fonte: Catecismo – Vaticano



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